Teste Ergométrico
A capacidade do coração em responder ao estresse e esforço físico

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante.
São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, doença cardíaca já conhecida e prescrição de exercícios físicos.
Agende o seu exame
agora mesmo
Pela Central de Marcação: 3405-9494 ou pelo Whatsapp, clicando no botão abaixo
Para o que serve o Teste Ergométrico?
É um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço.
Esse tipo de exame oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente e avalia o desempenho das reservas coronárias (capacidade de os vasos do coração aumentam o fluxo sanguíneo conforme a intensidade do esforço).
É importante fazer esse tipo de teste pois por meio dele é possível diagnosticar avaliar a capacidade cardiorrespiratória e verificar a existência de enfermidades como arritmias, isquemia miocárdica e doença arterial coronariana (aterosclerose coronariana).
Como é feito?
Depende da indicação e da saúde da pessoa. Por isso, antes do exame é realizada uma análise do histórico de cada um e das especificações do especialista que fez o pedido.
A partir daí, são definidas as etapas do exercício e a intensidade do esforço. Só aí o médico aplica eletrodos no corpo do indivíduo, que sobe na esteira e começa a andar. Em séries de alguns minutos, a intensidade e a inclinação do aparelho aumentam.
Antes do movimento começar e ao fim de cada etapa, a pressão arterial é colhida e os eletrodos captam informações sobre frequência e ritmo cardíacos.