Prova de função respiratória
Diagnóstico e avaliação de doenças no aparelho respiratório

A Prova de Função Respiratória ou Espirometria é um exame realizado para avaliar a capacidade respiratória do paciente e consiste em três exercícios de inspiração e expiração que variam de intensidade.
Analisando os resultados deste exame o médico poderá recomendar o melhor tipo de tratamento.
Agende o seu exame
agora mesmo
Pela Central de Marcação: 3405-9494 ou pelo Whatsapp, clicando no botão abaixo
Para o que serve a Prova de Função Respiratória?
A prova de função pulmonar serve como apoio ao diagnóstico e avaliação de doenças no aparelho respiratório, revelando se os pulmões, brônquios, traquéia e outras estruturas estão funcionando de maneira adequada.
Juntas, essas estruturas são responsáveis pela captação do ar que contém o oxigênio necessário para nutrir todas as células do organismo.
A Prova de Função Respiratória é recomendada para pacientes com doença pulmonar crônica, bronquite, asma, enfisema, tuberculose, em casos de fumantes e de pessoas que irão se submeter a longas cirurgias
Como é feita?
A Prova de Função Respiratória é feita em salas de exame que contam com todos os dispositivos de medição de função pulmonar. Para o exame, você vai usar um clipe nasal para se certificar de que nenhum ar passa dentro ou fora de seu nariz durante o teste.
Você, então, será solicitado a respirar em um tubo, parecido com um canudo, que estará conectado a um dispositivo de gravação.
Você é convidado a encher o pulmão ao máximo e depois soltar esse ar o mais rapidamente possível. O espirômetro, então, mede o volume de ar que foi expelido e a velocidade que isso ocorreu. No geral, o sopro da espirometria dura em torno de 6 segundos, mas pode variar conforme o tamanho do pulmão de cada pessoa.