skip to Main Content
MAPA 24h

MAPA 24h

MAPA 24h

Exame para Diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A), é utilizado como ferramenta para diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica ou doença da Pressão Alta.

Pode também ser utilizado para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para hipertensão está sendo eficaz, ou se há necessidade de ajuste da dose ou associação de algum outro medicamento hipotensor.

Agende o seu exame
agora mesmo

Pela Central de Marcação: 3405-9494 ou pelo Whatsapp, clicando no botão abaixo

Agendar exame

Para o que serve o M.A.P.A?

Ele é capaz de avaliar a pressão arterial de um paciente ao longo de 24 horas.

Para o médico, é muito útil saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades diárias. Com esse exame a pressão arterial é automaticamente medida e registrada nas 24 horas do dia, durante a vigília e o sono. Ele permite, então, analisar o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano da pessoa e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso. O exame quase não apresenta desconforto nem interfere nas atividades rotineiras do paciente, as quais, ao contrário, devem seguir seu curso normal.

A hipertensão é uma doença cardíaca comum entre adultos, que, muitas vezes, não apresenta sintomas. Existem alguns fatores, como alimentação, fator emocional e esforço físico, que podem influenciar a pressão arterial durante o dia. É um exame que permite diagnosticar distúrbios na pressão arterial (hipertensão ou hipotensão). É efetuado por meio de um aparelho portátil que afere a pressão do portador a cada 15 minutos durante 24 horas.

Não há restrição de idade para a realização do exame, não há necessidade de suspender as medicações em uso e não é necessário estar em jejum.

Como é feito?

O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação.

A cada 20 minutos o monitor insuflar a braçadeira e registra a pressão obtida.

Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.

Entenda mais sobre o que fazemos

Exercício Físico

A Importância do Exercício Físico

Psicologia

Ansiedade x Depressão

Cardiologia

Check-Up Cardiológico

Nossos convênios e parceiros

Centro
Rua Uruguaiana, 10 / 1906
Rio de Janeiro, RJ

Campo Grande
Rua Augusto de Vasconcelos, 535
Rio de Janeiro, RJ

Back To Top