skip to Main Content
Endoscopia

Endoscopia

Endoscopia

Exames do trato digestivo por imagem e biópisias de tecidos e órgãos

Em termos médicos, a endoscopia se refere a uma técnica que, por meio de um tubo flexível bem fininho com uma câmera em sua extremidade, coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago.

O exame é realizado basicamente com anestesia tópica a base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos.

Agende o seu exame
agora mesmo

Pela Central de Marcação: 3405-9494 ou pelo Whatsapp, clicando no botão abaixo

Agendar exame

Para o que serve a Endoscopia?

A endoscopia digestiva não serve apenas para ver e filmar o interior do esôfago, estômago e duodeno, ela também pode ser usada para realização de biópsias e tratamento de alguns problemas, como úlceras ou varizes sangrantes.
Esse procedimento pode ser usado para descobrir a razão da dificuldade para engolir, náusea, vômito, refluxo, sangramento, indigestão e dor abdominal ou dor no peito.

Além disso, durante a endoscopia também é possível fazer uma biópsia, na qual um pequeno pedaço do órgão é retirado e enviado para análise em laboratório, auxiliando no diagnóstico de problemas mais graves como infecção por H. pylori ou câncer.

Como é feita?

Durante o exame, a pessoa normalmente fica deitado de lado e coloca um anestésico na garganta, para diminuir a sensibilidade do local e facilitar a passagem do endoscópio. Devido ao uso do anestésico o exame não dói, e em alguns casos também podem ser usados sedativos para fazer o paciente relaxar e dormir.

Um pequeno objeto de plástico é colocado na boca para que ela se mantenha aberta durante todo o procedimento, e para facilitar a passagem do endoscópio e melhorar a visualização, o médico libera ar através do aparelho, o que depois de alguns minutos pode causar sensação de estômago cheio.

As imagens obtidas durante o exame podem ser gravadas, e durante o mesmo procedimento o médico pode retirar pólipos, colher material para biópsia ou aplicar medicamentos no local.

Entenda mais sobre o que fazemos

Exercício Físico

A Importância do Exercício Físico

Psicologia

Ansiedade x Depressão

Cardiologia

Check-Up Cardiológico

Nossos convênios e parceiros

Centro
Rua Uruguaiana, 10 / 1906
Rio de Janeiro, RJ

Campo Grande
Rua Augusto de Vasconcelos, 535
Rio de Janeiro, RJ

Back To Top