skip to Main Content

Pneumologia

Pneumologia

Prevenção e tratamento das doenças respiratórias

A Pneumologia é a especialidade médica que estuda as vias aéreas inferiores, ou seja, a traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

Essas estruturas em conjunto realizam o nosso processo de respiração. Dessa forma, o médico pneumologista é o profissional habilitado para diagnosticar, tratar e orientar quando você apresentar algum sintoma respiratório. Como o tabagismo provoca uma série de doenças pulmonares, o Pneumologista também está habilitado para ajudá-lo caso você decida parar de fumar.

O que trata a Pneumologia?

Pneumologia é a especialidade da Medicina que estuda e investiga doenças relacionadas com o mecanismo do aparelho respiratório, e toda sua estrutura, incluindo, pulmões (direito e esquerdo), traquéia e brônquios (direito e esquerdo).

Esse profissional cuida e previne doenças do aparelho respiratório como:

  • Apneia do sono;
  • Fibrose cística;
  • Micoses pulmonares;
  • Embolia;
  • Enfisema pulmonar;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica.

Quando procurar um pneumologista

O especialista deve ser consultado toda vez que o indivíduo se deparar com algum dos sintomas mencionados ou tiver suspeitas de doenças respiratórias.

Qualquer queixa nesse sentido é motivo para procurar o pneumologista, a fim de que ele faça uma investigação diagnóstica e oriente o melhor tratamento para a condição do paciente.

Precisando de ajuda?

Na Amacor temos profissionais altamente capacitados que podem te ajudar. Se estiver sentindo alguns dos sintomas e queira fazer uma avaliação, você pode marcar sua consulta agora mesmo através da Central de Marcação (21) 3405-9494 ou pelo Whatsapp, basta clicar no link abaixo.

Agende sua consulta

Doenças pneumológicas comuns e seus sintomas

Outras duas doenças pneumológicas comuns são a asma e a bronquite. Muitas vezes confundidas, algumas pessoas pensam ser a mesma doença. Esse engano se dá na referência à asma por “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”.

Apesar de terem sintomas parecidos, são doenças bem diferentes. A bronquite é uma inflamação específica nos brônquios, órgãos responsáveis por carrear o ar a cada respiração. Já a asma é uma doença crônica, responsável por causar inflamação de vias aéreas inferiores (traqueia e brônquios), dificultando assim a respiração.

Entenda mais sobre o que fazemos

Exercício Físico

A Importância do Exercício Físico

Psicologia

Ansiedade x Depressão

Cardiologia

Check-Up Cardiológico

Nossos convênios e parceiros

Centro
Rua Uruguaiana, 10 / 1906
Rio de Janeiro, RJ

Campo Grande
Rua Augusto de Vasconcelos, 535
Rio de Janeiro, RJ

Back To Top