skip to Main Content

Neurologia

Neurologia

Controlando o Sistema Nervoso

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).

E vai muito além, fazendo uma interface com a psiquiatria no tratamento de casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico, entre outras doenças.

O que trata a Neurologia?

As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são:

  •  Cefaleias ou dores de cabeça
  •  Distúrbios do sono
  • Doenças cerebrovasculares (AVC)
  • Distúrbios do movimento e Demências
  • Doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla)
  •  Neuropatias periféricas (como a diabética)
  •  Doenças musculares e de junção (como a Miastenia Gravis)
  •  Desmaios, crises convulsivas e epilepsias
  • Tonturas e vertigens
  • Infecções do sistema nervoso (como meningites e encefalites) 
  • Tumores; Doenças degenerativas
  • Déficit de atenção e hiperatividade
  • Entre outras

Quando procurar o neurologista?

Ao perceber sintomas relacionados ao Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal) e Periférico (nervos), como:

Tonteiras, desmaios (síncopes), perdas do equilíbrio, dor de difícil controle (por exemplo, no nervo ciático e dores na coluna). Desordens dos movimentos, como doença de Parkinson; tremores, incoordenação, tiques, rigidez, dificuldade de caminhar. Esquecimentos e outros problemas cognitivos; doença de Alzheimer; alguns tipos de alteração comportamental. Dormências, formigamentos e fraquezas. Doenças musculares.

O neurologista também lida frequentemente com outras condições, como alguns distúrbios visuais, alterações de linguagem, depressão, ansiedade, meningites, tumores, alucinações, hidrocefalia e complicações neurológicas de doenças não neurológicas (como pressão alta e diabetes). 

Por isso, caso possua alguma queixa semelhante dessas  acima ou se deseja preveni-las, procure um bom neurologista para cuidar melhor da saúde do seu cérebro.

Mesmo que você não apresente nenhum desses sintomas, é essencial ir ao médico neurologista  pelo menos uma vez por ano.

Precisando de ajuda?

Na Amacor temos profissionais altamente capacitados que podem te ajudar. Se estiver sentindo alguns dos sintomas e queira fazer uma avaliação, você pode marcar sua consulta agora mesmo através da Central de Marcação (21) 3405-9494 ou pelo Whatsapp, basta clicar no link abaixo.

Agende sua consulta

Dores de cabeça x cefaleias Dores nem sempre representam uma doença.

Dores de cabeça nem sempre são sintomas de uma doença. Algumas causas comuns incluem: falta de sono, uso de óculos com grau incorreto, estresse, exposição a ruídos altos ou adereços apertados na cabeça.

As dores de cabeça podem ocorrer em um ou em ambos os lados da cabeça, serem isoladas em determinada localização, irradiaram pela cabeça de um ponto ou a outro, serem latejantes ou uma sensação de dor surda. As dores de cabeça podem aparecer gradualmente ou de repente, e podem durar menos de uma hora ou durante vários dias.

A cefaleia é geralmente uma dor difusa, de leve a moderada intensidade na cabeça, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio. A cefaleia é o tipo mais comum de dor de cabeça, e suas causas não são bem compreendidas.

Ela pode ser classificada, segundo suas causas determinantes, em cefaleias primárias e cefaleias secundárias. 

Cefaleia primária é aquela em que a dor não pode ser atribuída a nenhuma alteração, seja ela estrutural, metabólica ou de outra natureza identificável.

Cefaleia secundária é aquela em que a dor é atribuída às características e a outros sinais e sintomas que ocorrem ao mesmo tempo, associados ao exame físico.

Entenda mais sobre o que fazemos

Exercício Físico

A Importância do Exercício Físico

Psicologia

Ansiedade x Depressão

Cardiologia

Check-Up Cardiológico

Nossos convênios e parceiros

Centro
Rua Uruguaiana, 10 / 1906
Rio de Janeiro, RJ

Campo Grande
Rua Augusto de Vasconcelos, 535
Rio de Janeiro, RJ

Back To Top