skip to Main Content

Dermatologia

Dermatologia

Protegendo sua pele desde a infância

A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.

O que trata a Dermatologia?

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele.

O profissional também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital. Neste caso enquadram-se as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou doenças venéreas.

Veja algumas doenças comuns:

  • Problemas com sudorese
  • Unhas fracas
  • Queda dos fios de cabelo
  • Marcas no corpo
  • Pintas suspeitas
  • Acne (espinhas)
  • Alergias
  • Vitiligo
  • Psoríase
  • Hanseníase (lepra)
  • Câncer da pele

Quando procurar o dermatologista

Toda e qualquer pessoa pode ir ao dermatologista, tendo ou não um problema de pele visível. Se você não apresenta nenhuma irregularidade visível, pode agendar uma consulta preventiva para evitar futuros problemas que possam atingir a pele.

Qualquer alteração no tecido epitelial, procure imediatamente um profissional para diagnosticar o problema. Quanto antes a enfermidade for tratada, mais rápido a pele irá se recuperar e menores serão os efeitos colaterais.

Procurar um dermatologista por preocupações estéticas também é uma atitude super válida e consciente. Para amenizar rugas e demais alterações da pele causadas pela idade é preciso profissionalismo e conhecimento. Não utilize cremes genéricos e soluções “milagrosas” sem acompanhamento médico.

Precisando de ajuda?

Na Amacor temos profissionais altamente capacitados que podem te ajudar. Se estiver sentindo alguns dos sintomas e queira fazer uma avaliação, você pode marcar sua consulta agora mesmo através da Central de Marcação (21) 3405-9494 ou pelo Whatsapp, basta clicar no link abaixo.

Agende sua consulta

O que é o câncer de pele e seus tipos?

É um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.

Ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:

Melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;

Não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.

Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores, são mais sensíveis ao sol.

É considerado raro em crianças e pessoas negras, exceto pessoas com essas características que tenham algum outro tipo de problema cutâneo.

O diagnóstico do câncer de pele é feito pelo dermatologista por meio de exame clínico. Em determinadas situações, é possível que o profissional de saúde utilize o exame conhecido como “Dermatoscopia”, que consiste em usar um aparelho que permite visualizar camadas da pele não vistas a olho nu. Em situações mais específicas ainda é necessário fazer a biópsia.

A biópsia é o exame indicado para a confirmação diagnóstica do câncer de pele. O material coletado deve ser encaminhado para o laboratório de anatomia patológica que emitirá o laudo. Outros exames podem ser necessários para determinar o estadiamento da doença e decidir o tratamento mais adequado. Por esses exames é possível identificar se o câncer de pele é melanoma ou não melanoma e seus tipos.

O sol é bom para a saúde, mas em excesso pode provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e câncer de pele.

Entenda mais sobre o que fazemos

Exercício Físico

A Importância do Exercício Físico

Psicologia

Ansiedade x Depressão

Cardiologia

Check-Up Cardiológico

Nossos convênios e parceiros

Centro
Rua Uruguaiana, 10 / 1906
Rio de Janeiro, RJ

Campo Grande
Rua Augusto de Vasconcelos, 535
Rio de Janeiro, RJ

Back To Top