skip to Main Content

Alergologia

Alergologia

Diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas

A alergologia é o ramo da Medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas.

Normalmente, a alergologia é associada à imunologia, formando a especialidade médica da alergologia e imunologia, que visa tratar do sistema imunológico do corpo humano.

O que trata a Alergo-Imunologia?

Doenças alérgicas, caracterizadas por uma resposta exagerada do organismo a diferentes agentes, como alimentos, medicamentos, substâncias químicas, entre outros.

Os médicos alergologistas também podem auxiliar a diagnosticar precisamente os pacientes que sofrem de alergias alimentares que podem causar sintomas diversos, como a alergia à lactose a alergia ao glúten.

  • Dermatite Atópica e as Anafilaxias;
  • Alergias respiratórias: rinite, asma, tosse, Conjuntivite alérgica;
  • Alergias de pele: urticárias, angioedema, dermatite atópica, dermatite de contato;
  • Alergia alimentar (leite, ovo, soja, trigo, camarão, etc);
  • Alergia a veneno de insetos;
  • Alergia a medicamentos;
  • Anafilaxia;
  • Esofagite eosinofílica;
  • Síndrome do lactente sibilante (“bebê chiador”);
  • Imunodeficiências entre outras doenças.

Quando procurar o especialista?

Sejam as alergias respiratórias ou de pele, imunodeficiências e doenças auto-imunes, associadas à poeira, alimentos, medicamentos, insetos, derivados do látex ou qualquer outro alérgeno presente no meio ambiente são fatores para procurar um alergista

Precisando de ajuda?

Na Amacor temos profissionais altamente capacitados que podem te ajudar. Se estiver sentindo alguns dos sintomas e queira fazer uma avaliação, você pode marcar sua consulta agora mesmo através da Central de Marcação (21) 3405-9494 ou pelo Whatsapp, basta clicar no link abaixo.

Agende sua consulta

Teste alérgico o que é?

O teste de alergia é um tipo de exame de diagnóstico que serve para saber se a pessoa tem ou não algum tipo de alergia como a alergia de pele, alergia a desodorante, alimentar, medicamentosa ou até respiratória.

Esses testes também podem ser feitos através de exames de sangue, que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior risco de provocar alergia.

Para fazer o teste de alergia deve-se consultar um alergologista que, dependendo do tipo de alergia, irá recomendar um dos seguintes testes de alergia na pele:

Teste de alergia no antebraço: deixa-se pingar, no antebraço do paciente, algumas gotas da substância que se pensa causar alergia ou faz-se algumas picadas, com uma agulha com a substância, e aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente faz reação.

Teste de alergia nas costas: também conhecida por teste de alergia de contacto, consiste em colar uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade da substância que se julga causar alergia ao paciente, depois deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma reação na pele.
Os testes de alergia cutâneos podem ser feitos para detectar uma alergia em qualquer pessoa e a reação positiva consiste na formação de uma bolha vermelha, como uma picada de mosquito, que leva ao inchaço e coceira no local.

Entenda mais sobre o que fazemos

Exercício Físico

A Importância do Exercício Físico

Psicologia

Ansiedade x Depressão

Cardiologia

Check-Up Cardiológico

Nossos convênios e parceiros

Centro
Rua Uruguaiana, 10 / 1906
Rio de Janeiro, RJ

Campo Grande
Rua Augusto de Vasconcelos, 535
Rio de Janeiro, RJ

Back To Top